Menu

Mapa de Suscetibilidade

Mapeamento

As “Cartas Municipais de Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Inundações” tem por objetivo indicar no território de 286 municípios as áreas mais suscetíveis a processos de deslizamento, enchentes e inundações nos seus mais diferentes níveis. Os dados fornecem importantes informações para a execução de cartas geotécnicas de planejamento do uso e ocupação do solo, bem como a execução de mapeamento de riscos.

É, também, um instrumento que poderá propiciar aos gestores municipais o planejamento adequado da expansão urbana, indicando às áreas inaptas e as adequadas à urbanização, evitando, assim, o aumento das áreas de riscos nesses municípios que apresentam regiões suscetíveis a deslizamentos, enchentes e inundações.

Como subsídio às cartas geotécnicas, as cartas de suscetibilidade indicam os terrenos impróprios à ocupação dentro dos limites de cada município por estarem em áreas sujeitas ao deslizamento de terra, enxurradas, enchentes e inundações, hierarquizando, ainda, a possibilidade de ocorrência e a intensidade de tais eventos (suscetibilidade muito alta, alta e média).

Por outro lado, ainda em função dessa hierarquização, as cartas de suscetibilidade apontam, ao mesmo tempo, os terrenos mais favoráveis à ocupação em função da possibilidade baixa a muito baixa de serem atingidos por tais desastres.

Como auxílio ao mapeamento de risco, as cartas de suscetibilidade indicam, em primeira aproximação, os terrenos que, por suas características naturais e associados à ocupação desordenada em áreas urbanas e periurbanas, podem deflagrar ou serem atingidos pelos desastres naturais já relacionados, em geral potencializando os seus efeitos destrutivos.

Como funciona

Os municípios que receberão as ações são aqueles considerados prioritários pelo governo federal. Esses municípios foram escolhidos a partir de critérios específicos, como recorrência de inundação, enxurradas e deslizamentos, número de óbitos, desabrigados e desalojados, registrados nos últimos 20 anos.

Balanço geral

Município Ano Situação

Contato

Serviço Geológico do Brasil – CPRM

Sandra Fernandes da Silva - Tel.: 31.3878-0312

Email: sandra.silva@cprm.gov.br

Vídeos

Saiba mais