Menu

Radares

Monitoramento e alerta

O Centro Nacional de Monitoramentos e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) utiliza dados de natureza meteorológica de 27 radares em operação no Brasil. Além dos equipamentos em operação, estão sendo instalados nove novos radares meteorológicos em regiões do território brasileiro que possuem riscos de inundações e deslizamentos.

A aquisição e a instalação dos novos radares meteorológicos está sendo conduzida pelo Cemaden e sua operação e manutenção se dará em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e outras instituições.

Como funciona

A localização dos radares foi feita para atender os objetivos do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. Assim, as localidades escolhidas para receberem os radares foram definidas após discussões entre os grupos de trabalho do Ministério das Cidades, Ministério da Integração, Ministério da Defesa, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Casa Civil. O arranjo final concebido pelo Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais permitirá a melhor cobertura possível dos 821 municípios monitorados pelo Plano.

Balanço geral

Contato

Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

Carlos Frederico de Angelis - Tel.: (12) 3186-9470

E-mail: carlos.angelis@cemaden.gov.br

Saiba mais