Operação Carro-pipa

A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.

A execução do programa, incluindo contratação, seleção, fiscalização e pagamento dos pipeiros, é de responsabilidade do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter) .

Como acessar?

A solicitação de atendimento pela Operação Carro-pipa é feita diretamente à Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração. A demanda é encaminhada ao Exército, que faz uma avaliação técnica em conjunto com a prefeitura municipal. Constatada a necessidade, o município é incluído na operação e passa a receber água por meio dos carros-pipa contratados pelo Governo Federal.

Balanço geral

Governo Federal Governo Estadual Total
Estado Pipeiros contratados Municípios Atendidos Pipeiros Contratados Municípios Atendidos Pipeiros Contratados Municípios Atendidos

Fonte: COTER/MD e CENAD/MI

Pesquisa

A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.

Contato

Ministério da Integração Nacional
Rafael Felix Soares dos Santos. Tel.: (61) 3214-0656
E-mail: rafael.s.santos@integracao.gov.br

Vídeo

Na maior Operação Carro Pipa já feita, o Governo Federal contratou 4.624 caminhões para distribuir água em 750 municípios do semiárido.

Saiba mais

Presidenta Dilma visita obras do Canal das Vertentes Litorâneas (PB)

Conheça as obras do Eixão das Águas (CE)

Canal do Sertão Alagoano vai permitir enfrentar a seca de maneira eficiente, afirma presidenta Dilma; ouça