Aposentadoria
Relacionados
Reabilitação profissional
Os segurados incapacitados para o trabalho, seja por doença ou acidente, podem recorrer a um serviço de reabilitação profissional da Previdência Social. Ele promove programas de reeducação ou readaptação a uma nova rotina profissional. Quando o processo é concluído, a Previdência Social emite certificado que indica a atividade para a qual o cidadão foi capacitado.
O segurado não precisa ter cumprido um prazo mínimo de contribuição (carência) para ter direito a esse serviço. A pessoa que recebe o auxílio-doença da Previdência Social tem prioridade de atendimento, para que possa ser reinserido o quanto antes no mercado de trabalho.
O atendimento para reabilitação profissional é feito por uma equipe de médicos, assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, fisioterapeutas e outros profissionais. Além disso, a Previdência Social fornece recursos materiais necessários à reabilitação profissional, como próteses, taxas de inscrição em cursos profissionalizantes, auxílio-transporte e auxílio-alimentação.
Fonte:
Previdência Social
Saiba mais sobre auxílio acidente no Portal Brasil.


