Direitos do trabalhador
Relacionados
- PIS/Pasep
- Salário mínimo
- Auxílio-acidente
- Seguro-desemprego
- Salário-maternidade
- Salário-família
- Auxílio-reclusão
- Auxílio-doença
- Pensão por morte
- Vale-refeição/ vale-alimentação
- 13º salário
- Férias
- Vale-transporte
- FGTS
- Assistência médica
- Assistência odontológica
- Benefício assistencial ao idoso
- Benefício assistencial ao deficiente
- Carteira funcional
- Abono salarial
- Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
- Jornada de trabalho
- Trabalho noturno
- Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)
Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)
O que é?
É um fundo contábil-financeiro destinado ao custeio do programa do seguro-desemprego, do abono salarial e ao financiamento de programas de desenvolvimento econômico.
Quem é beneficiado?
O trabalhador registrado nas leis vigentes trabalhistas, o pequeno e microempresário, cooperativas, o profissional autônomo e aqueles que se encontram no setor informal da economia.
Quais as fontes de recursos do FAT?
As contribuições para o PIS/PASEP são as principais fontes de recursos do Fundo, recolhidas segundo algumas alíquotas, como as seguintes: 0,65% sobre faturamento bruto das empresas; 1% sobre a folha de salários das entidades sem fins lucrativos; e 1,65% sobre a importação de bens e serviços.
Quais os objetivos do fundo?
Os principais programas financiados pelo FAT são o do seguro-desemprego, com ações de pagamento do benefício, qualificação e requalificação profissional e orientação e intermediação do emprego. Também são beneficiados os programas de geração de emprego e renda, que tem seus recursos em depósitos especiais, voltados em sua maioria para micro e pequenos empresários, cooperativas e para o setor informal da economia, oferecendo crédito e capacitação, o que contribui para o crescimento sustentado e o fortalecimento da cidadania e da democracia.
Que setores estratégicos recebem investimentos?
Aqueles que auxiliam no desenvolvimento sustentado e na melhoria da qualidade de vida do próprio trabalhador: transporte coletivo de massa e obras de infraestrutura voltadas para a melhoria da competitividade do país.
Fonte:
Ministério do Trabalho


