Viagens
Relacionados
Moeda e câmbio
O Real é a moeda oficial do Brasil desde 1994. O turista que visitar o país pode trocar no exterior a moeda do seu país pelo Real ou fazer a troca no Brasil em bancos, corretoras e outras instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central (BC).
Além dessas instituições, as empresas cadastradas no Ministério do Turismo, tais como agências de turismo e hotéis, que tenham convênio com uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio com o BC, também podem fazer a troca de pequenos valores. A lista desses locais está disponível no site do BC.
- A troca do Real por moeda estrangeira é permitida em casas de câmbio e bancos autorizados
As taxas de câmbio praticadas no mercado brasileiro são livremente acordadas entre o comprador ou o vendedor de moeda estrangeira e o agente autorizado pelo Banco Central. O BC coleta as taxas médias praticadas entre os bancos autorizados a operar no mercado de câmbio e as divulga diariamente em seu site, que também disponibiliza uma ferramenta para conversão de moeda.
As cédulas de Real têm como tema a fauna brasileira. Estão em circulação notas de 100 (garoupa), 50 (onça-pintada), 10 (arara), 20 (mico-leão-dourado), 5 (garça), 2 (tartaruga marinha) e 1 (beija-flor). Também circulam no país seis modelos de moedas, de 1 , 5, 10, 25 e 50 centavos e a de 1 real.
Cartão de crédito e cheques de viagem
Cartões de crédito internacionais são aceitos na maioria dos hotéis, restaurantes, lojas e locadoras de veículos. Os cheques de viagem (travellers cheques) também podem ser trocados em bancos, corretoras e outras instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio pelo BC.
Declaração de porte de valores
O turista que portar valor superior a R$ 10.000,00 ou o equivalente em moeda estrangeira, seja em dinheiro, cheques ou cheques de viagem, deve declarar o montante à autoridade aduaneira preenchendo a Declaração de Porte de Valores. Não precisa apresentar a declaração o viajante que transportar valor igual ou inferior a R$ 10.000,00 ou equivalente.
Quem estiver obrigado a apresentar a Declaração de Porte de Valores e não o fizer, está sujeito à retenção dos valores portados, à perda do valor excedente em favor do Tesouro Nacional e às sanções penais previstas na legislação. Para mais informações, acesse o Sistema Eletrônico de Declaração de Porte de Valores (e-DPV), da Receita Federal.
Transferências internacionais de dinheiro
Os bancos e demais instituições autorizados pelo BC a operar no mercado de câmbio também podem fazer transferências internacionais de dinheiro. Para mais informações, procure a agência bancária mais próxima. Além dessas instituições, qualquer empresa que tenha convênio com uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio com o BC também pode fazer transferência de pequenos valores do e para o exterior.
Bancos
O Brasil possui 176 bancos (comerciais, múltiplo, de investimento, de desenvolvimento e caixas econômicas) que mantêm mais de 19 mil agências espalhadas pelo território nacional, além dos caixas eletrônicos instalados em estabelecimentos comerciais.
O horário de funcionamento para o público é das 10h às 16h (horário de Brasília). Em feriados nacionais pode haver horário especial de funcionamento, assim como nos datas de festividades regionais.
Os feriados nacionais são:
• Primeiro dia do ano - confraternização universal - ( 1º de janeiro );
• 2ª e 3ª feira de carnaval (datas variáveis);
• Sexta-feira da paixão (data variável);
• Tiradentes (21 de abril);
• Dia do Trabalho (1º de maio);
• Corpus Christi (data variável);
• Independência do Brasil (7 de setembro);
• Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro);
• Dia de Finados (2 de novembro);
• Proclamação da República (15 de novembro);
• Natal (25 de dezembro).
Fonte:
Banco do Brasil
Ministério do Turismo
Banco Central
Saiba mais sobre câmbio no Portal Brasil.


