Você está aqui: Página Inicial > Textos > Entenda o que muda na aposentadoria com a Reforma da Previdência

Entenda o que muda na aposentadoria com a Reforma da Previdência

por Governo do Brasil — publicado 05/02/2018 00h12, última modificação 19/02/2018 15h45
Entenda o que muda na aposentadoria com a Reforma da Previdência

A Reforma não vai mexer nas aposentadorias de trabalhadores rurais, de quem já está aposentado, quem já pode se aposentar, idosos e deficientes que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de militares. Se você não está nestes grupos citados, conheça as principais mudanças:

Mudanças para trabalhadores que receberão a aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): Para este grupo, as mudanças envolvem a idade mínima, aposentadoria por tempo de contribuição e valor do benefício. 

Servidores públicos: Para este grupo, mudam idade mínima e teto do benefício. Servidores também terão tempo de transição e precisarão ter regimes complementares.

Políticos: Passarão a ser segurados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seguindo as mesmas regras e limites de remuneração estabelecidos para os demais trabalhadores.

Professores: Categoria faz parte do grupo que se aposenta com regras especiais.

Pensões: A Reforma da Previdência estabelece um regime de cotas.

Policiais: A aposentadoria de policiais civis, federais, rodoviários federais, policiais do Senado e da Câmara dos Deputados será definida a partir de lei complementar.

Fonte: Governo do Brasil