Saúde
Saúde da Família fornece equipes multidisciplinares
Atendimento ao cidadão
Levar a saúde para mais perto da família e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Esses são os principais objetivos do programa Saúde da Família, criado para organizar os serviços de Atenção Básica do governo e reorientar os profissionais que hoje trabalham com assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação.
O atendimento é prestado pelos profissionais das equipes de Saúde da Família (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares de consultório dentário) na unidade de saúde ou nos domicílios.
Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, que estão localizadas em uma área geográfica delimitada, e promovem ações de prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e manutenção da saúde. O trabalho direto com as pessoas de cada região facilita o atendimento e o acompanhamento das famílias na comunidade.
Cada equipe do Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas. Esse número de pessoas por equipe considera o grau de vulnerabilidade das famílias da região.
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















