Saúde
Vacina contra gripe A terá nova data de validade
Seguindo decisão do Canadá, o Brasil diminuiu o prazo de validade da vacina GSK, contra a influenza H1N1, de 18 para seis meses. O prazo anterior havia sido determinado com base nos estudos de estabilidade realizados com a vacina que continha a cepa influenza H5N1 (gripe comum). Todas as vacinas disponíveis no País já estão dentro do novo prazo.
A Agência de Saúde do Canadá (Health Canadá) tomou a decisão de alterar o prazo dos medicamentos depois que um estudo de estabilidade comprovou que após seis meses de sua fabricação a vacina pode reduzir em até 50% sua capacidade de imunização. Na prática, após esse período a vacina se tornaria menos potente.
Até que estejam disponíveis dados conclusivos sobre o produto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ) vai adotar, como medida de precaução, a validade de seis meses. Esta alteração se refere apenas ao período entre produção e aplicação da vacina. Se a dose for tomada dentro do prazo, a imunização está garantida.
Das 30 milhões de doses de vacina recebidas pelo Ministério da Saúde da GSK, nenhum lote venceu até o momento. Aqueles com menor prazo de validade, que totalizam apenas 1,2 milhão de doses, vencem em 2 de maio. Os demais tem vencimento que variam do dia 3 de maio a 21 de julho. Todos estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde.
As vacinas que eventualmente não sejam utilizadas até seu vencimento serão recolhidas e imediatamente substituídas, conforme acordo já firmado com o fornecedor. O Ministério da Saúde ainda tem a receber uma remessa de 10 milhões das 40 milhões de doses adquiridas da GSK. A campanha nacional de vacinação está prevista para encerrar em 21 de maio e não será alterada.
Saiba mais sobre a vacina H1N1 no Portal Brasil
Fonte:
Anvisa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















