Saúde
Hospital de campanha do Exército reforça assistência no Nordeste
A partir desta semana, o Hospital de Campanha do Exército reforçará a assistência médica aos atingidos pelas enchentes que atingiram Pernambuco e Alagoas. A nova estrutura se unirá ao Hospital de Campanha da Aeronáutica, que já atendeu 845 pessoas nos 4 primeiros dias de atendimento em Barreiros (PE).
Para ampliar o público beneficiado, a estrutura do Exército será dividida em duas, com um módulo a ser instalado em Palmeiras (PE) e outro no município de Branquinhas (AL). Uma das carretas chegará à região nesta segunda-feira (28).
O hospital pretende reforçar o atendimento na região, já que muitos dos hospitais e postos foram alagados pelas enchentes. Com a ação, as autoridades médicas também querem evitar uma segunda onda de doenças geradas pelas condições insalubres das regiões atingidas.
A procura por atendimento médico também aumentou. O Hospital de Campanha da Aeronáutica, que tem capacidade para até 400 atendimentos, recebeu apenas 16 pessoas na quarta-feira (23), quando se instalou. Já neste sábado, atendeu 385 pacientes. “A experiência mostra que, com o passar dos dias, aumenta a divulgação entre os moradores e há um aumento no fluxo de pacientes”, explica o tenente-coronel Henry Munhoz, da FAB.
A FAB também transportou nos últimos dias 8 toneladas de medicamentos do Rio de Janeiro para a região, destinadas ao hospital de campanha do Corpo de Bombeiros do Rio e para postos de saúde em operação. Profissionais de saúde das Forças Armadas também têm auxiliado no atendimento descentralizado, em diversos municípios.
O Exército, além de ajudar na distribuição de água, alimentos, e medicamentos, com caminhões e helicópteros, também foi responsável por religar as rodovias.
Uma ponte já foi reconectada com ajuda dos militares em Água Preta (PE) e no dia 6 de julho deverá ser restabelecido o tráfego no Km 18 da BR 416. Já a ponte do Km 81da BR 101, somente voltará a ter tráfego dentro de 45 dias.
Fonte:
Ministério da Defesa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















