Saúde
Ministério da Saúde estabelece calendário nacional de vacinação de indígena
O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (20) portaria que estabelece o Calendário Nacional de Vacinação dos povos indígenas no Brasil. A decisão é resultado da parceria de trabalho entre o Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a coordenação geral de imunização do Ministério da Saúde.
Diferenciado e específico, o calendário reconhece a situação vulnerável dos povos indígenas em relação às doenças imunopreviníveis, contemplando suas especificidades e considerando a necessidade de vacinar um número maior de faixas etárias do que o calendário básico de vacinação para população geral.
Com a publicação, será disponibilizada imunização em quantidade suficiente para o cumprimento do esquema vacinal indígena em todo País. Também serão facilitadas articulações entre os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) da Funasa, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
Para o diretor interino do Desai, Flávio Pereira Nunes, a iniciativa representa grande avanço para o Subsistema de Saúde Indígena. Segundo Nunes, 75% da população indígena está com esquema vacinal completo e houve aumento progressivo da cobertura em todas as faixas etárias na maioria das vacinas. Na cobertura contra influenza H1N1, por exemplo, 88,3% do público-alvo da população indígena foi vacinada, quase 10% mais do que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Fonte:
Funasa
Saiba mais sobre vacinas no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















