Geral
Anvisa esclarece nota de que País descarta 51% de córneas doadas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quinta-feira (5), nota em que esclarece dados sobre o descarte de córneas no Brasil. Na quarta-feira, um levantamento divulgado pela Anvisa revelou que em 2009, quase 51% das 21 mil córneas doadas no País teriam sido descartadas. Do número total de 21.012 córneas preservadas, vindas de 13.376 doadores, 10.635 não teriam podido ser usadas. O levantamento resultou de dados enviados pelos Bancos de Tecidos Oculares (BTOC).
Segundo a Anvisa, desde que foi publicado o 1º Relatório de Avaliação dos Dados de Produção dos Bancos de Tecidos Oculares, inúmeras demandas de esclarecimentos foram recebidas pela instituição.
A agência esclarece que, quando foi solicitada aos BTOCs a informação sobre o número de córneas descartadas (incluindo o motivo do descarte), a intenção era saber quantos tecidos, já preservados, haviam sido descartados. E a partir disso, calcular um “indicador de descarte de córneas preservadas” para cada estado.
Entretanto, muitos bancos informaram, além das córneas descartadas pós-preservação, o número de globos oculares descartados, isto é, antes da segregação e preservação. Assim, não foi possível fazer o cálculo, visto que poderia haver um equívoco na interpretação desse indicador.
Dessa forma, os descartes informados no quadro 2 (página 6), do relatório publicado pela Anvisa, referem-se a descartes ocorridos em diferentes fases do processo de trabalho dos bancos de tecidos oculares, antes e depois da preservação dos tecidos. Confira o relatório aqui.
A Anvisa ressaltou, ainda, que o descarte de córneas pelos bancos faz parte do controle de qualidade e da garantia de segurança dos tecidos que são fornecidos à população.
Apenas quando registrado acima da média, o descarte é indicativo de alguma situação que merece investigação. Como foi o primeiro relatório, procurou não se estabelecer comparações entre os estados. O objetivo foi mostrar os dados de forma absoluta, sem nenhuma interpretação ou juízo.
As informações contidas no 1º Relatório de Avaliação dos Dados de Produção dos Bancos de Tecidos Oculares foram enviadas pelos bancos de tecidos oculares e compiladas pela Anvisa.
Fonte:
Anvisa
Saiba mais sobre doação de órgãos no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















