Saúde
Anvisa anuncia medidas para conter superbactéria KPC
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve publicar na quarta-feira (27), no Diário Oficial da União, duas notas técnicas com medidas para conter a infecção de pacientes hospitales pela superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC). A informação foi divulgada pelo gerente-geral de Tecnologia dos Serviços de Saúde da Anvisa, Éder Murari Borba, nesta segunda-feira (25), em entrevista à TV Câmara.
A primeira nota tem como objetivo evitar o uso irracional de antibióticos. A segunda vai reforçar o processo de higienização dentro de hospitais e clinicas, como limpeza das mão com álcool-gel, explicou Éder Murari Borba.
As duas novas normas vão exigir que, dentro de até 60 dias a partir de sua publicação, as instituições de saúde – públicas e privadas – coloquem a solução alcoólica (70%) em gel à disposição de pacientes, médicos, funcionário, profissionais de saúde e visitantes destes locais, para que possam fazer a higienização das mãos.
Para a obrigatoriedade da retenção de receitas de antibióticos pelas farmácias, o prazo é de 30 dias.
Borba explicou que a KPC é endêmica em vários países do mundo e não há como prever quando é que a superbactéria vai surgir em determinado país. "Nós temos essa bactéria infectando quase todas as cidades da Argentina, Estados Unidos e, no Brasil, temos casos sendo relatados desde 2005", afirmou.
O representante da Anvisa esclareceu ainda que é quase impossível prevenir a ocorrência de um surto. O que é preciso, segundo ele, é detectar a bactéria no início – "e isso é o que foi feito no DF. Ela está sendo controlada com medidas de higienização dos hospitais e isolamento dos pacientes”, afirmou.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil



















