Saúde
Bancos de Olhos no Brasil têm baixo risco sanitário, aponta Anvisa
O Brasil possui atualmente 44 Bancos de Tecidos Oculares, ou Bancos de Olhos, e desse total, 27 foram inspecionados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os resultados, divulgados nessa quinta-feira (21) pela agência, mostram que o nível do risco sanitário é considerado baixo em 52% dessas unidades: 14 são de baixo risco, 10 de médio-baixo e apenas 3 possuem risco médio.
Segundo a Anvisa, o resultado é considerado favorável, mas ainda não cumpre a meta que é atingir, em todas as unidades, níveis mínimos de risco. A avaliação mostra que a maior parte dos problemas encontrados são nas áreas de sistemas de garantia da qualidade e infraestrutura física.
Outra avaliação divulgada pela Anvisa diz respeito aos Serviços de Hemoterapia no País desde 2007 até o ano passado: mais da metade - 55% - apresentam baixo ou médio-baixo risco sanitário, isto é, atendem aos critérios sanitários da agência.
Esta norma se aplica a todos os estabelecimentos que desenvolvam atividades relacionadas a procedimentos transfusionais e ao ciclo produtivo do sangue e componentes.
Com base nesses resultados, a Anvisa, em parceria com as vigilâncias sanitárias locais, vai promover capacitações e inspeções conjuntas com os gestores para traçar um plano de melhorias para os serviços que demandem adequações.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















