Saúde
Anvisa prorroga prazo para avaliação sobre higiene das mãos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou para 15 de setembro o prazo de entrega das respostas do questionário de Autoavaliação da Higienização das Mãos, disponibilizado em maio. O objetivo da avaliação é permitir que os profissionais de saúde brasileiros analisem a promoção de práticas de higiene das mãos nas instituições de assistência à saúde.
A Autoavaliação da Higienização das Mãos é uma ferramenta que pode levar a reflexões sobre os recursos existentes e servir como instrumento para o planejamento das atividades relacionadas ao assunto pelas equipes de trabalho. O questionário atua particularmente como ferramenta de diagnóstico, identificando elementos que requerem atenção e melhorias. Os resultados também podem ser utilizados para facilitar o desenvolvimento de um plano de ação para o programa de higiene das mãos da instituição.
Até o momento, a Anvisa recebeu 829 respostas ao questionário. A maior parte vem de hospitais filantrópicos (36%), seguido dos hospitais privados, com 33%. Os estabelecimentos de saúde localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná são os que mais participaram até o momento.
O objetivo da agência ao aplicar o questionário é mapear a situação da rede hospitalar no Brasil no que diz respeito às práticas de higienização das mãos. As respostas serão analisadas e reunidas num relatório a ser publicado pela Anvisa. Os dados também serão informados à Organização Mundial da Saúde. As informações referentes a cada estado serão devolvidas às Comissões Estaduais de Controle de Infecção Hospitalar, para análises locais.
Fonte:
Anvisa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















