Saúde
Pesquisa traçará perfil da Enfermagem no País
O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (14), pesquisa que identificará o perfil dos profissionais de Enfermagem no País. O estudo será realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entidades médicas parceiras, com o apoio do Ministério da Saúde. Aproximadamente 50 mil profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem também vão participar do trabalho.
A pesquisa, que deverá ser concluída em dois anos, e foi oficialmente lançada durante reunião plenária do Conselho Nacional de Saúde, que contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “É um trabalho importante para que a gente possa ajustar as políticas e os programas de qualificação do trabalho da Enfermagem. Não só de garantia dos direitos dos trabalhadores, mas também de educação permanente e qualificação destes profissionais. E, para isto, é preciso termos este diagnóstico no país”, afirmou o ministro.
De acordo com a diretora do Departamento de Gestão do Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde, Denise Motta Dau, o estudo produzirá ferramentas significativas para a elaboração de políticas públicas para o setor. “A pesquisa permitirá entender melhor a formação e o desenvolvimento desses profissionais, bem como as rotinas e dinâmicas de trabalho às quais estão submetidos”, explica.
O ministro Alexandre Padilha, acrescentou ainda que o objetivo é melhorar o atendimento dos pacientes . “A expectativa com esta pesquisa é que tenhamos subsídios para desenvolvermos políticas que resultem em profissionais com qualidade, direitos e condições de trabalho cada vez mais garantidos e, sobretudo, que prestem um atendimento humanizado ao paciente”, disse.
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















