Saúde
Sesai intensifica ações de controle da doença
Segue até a próxima sexta-feira (23), em aldeias de Campinápolis (MT), a intensificação das ações para controle da tuberculose em população indígena. Oito profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e um bioquímico estão visitando durante essa semana as aldeias Três Reis Magos, São Filipe, Santa Clara, São José e Marãiwatsede. As aldeias fazem parte do campo de atuação do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Xavante, ligado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). A iniciativa é uma parceria da Sesai com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.
De acordo com a diretora do Departamento de Atenção à Saúde Indígena, Irânia Marques, a ação visa um diagnóstico preciso em consonância com as normas e protocolos do PNCT, assim como o início imediato do tratamento dos casos positivos. “Estamos falando de uma população que desconhece os sintomas da doença, que é tosse por mais de três semanas e emagrecimento rápido. Dessa forma os profissionais farão avaliação clínica, exames complementares de diagnósticos. O tratamento é iniciado imediatamente e a cadeia de transmissão é interrompida”, destacou.
Para a chefe do Dsei Xavante, Castorina dos Santos, o trabalho visa priorizar também a identificação e a investigação dos contatos familiares de casos positivos e a busca ativa de sintomáticos respiratórios. Os profissionais de saúde farão o exame de cultura (pelo método Ogawa), a baciloscopia, o PPD (método auxiliar no diagnóstico da tuberculose para indicação do contato com o bacilo da tuberculose) e raio-X do tórax, na própria aldeia. O exame de cultura Ogawa e a baciloscopia são feitos a partir da amostra de escarro do paciente.
Importante problema de saúde pública, a tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch, que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, quando a paciente tosse ou espirra.
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















