Você está aqui: Página Inicial > Saúde > 2011 > 09 > Usuários do SUS serão atendidos em unidades próximas a seus domicílios

Saúde

Usuários do SUS serão atendidos em unidades próximas a seus domicílios

Atendimento de saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), que têm como objetivo desafogar os hospitais, devem atender preferencialmente municípios mais pobres
por Portal Brasil publicado: 30/09/2011 12:02 última modificação: 03/09/2013 18:17

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais.

Até 2014, estão previstas mais de 25.520 UBS construídas, ampliadas ou reformadas. Terão prioridade os municípios do Programa Brasil Sem Miséria que ainda não foram contemplados pelos equipamentos.

Nas UBSs, os usuários do SUS podem realizar consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas e coletar exames laboratoriais. Além disso, há fornecimento de medicação básica e também encaminhamentos para especialidades.

A expansão das Unidades Básicas de Saúde tem o objetivo de descentralizar o atendimento, dar acesso aos serviços de saúde e desafogar os hospitais.

Teste de gravidez em cinco minutos

As Unidades Básicas de Saúde dos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo oferecem às usuárias testes rápidos para confirmação da gravidez. Antes, levava-se de um a cinco dias para a conclusão do resultado. A partir de agora, a confirmação da gravidez virá, em média, em cinco minutos após a coleta da urina.

O investimento inicial do Ministério da Saúde chega a R$ 312 mil para a aquisição de mais de 500 mil exames para as UBSs dos sete estados. Até 2014 o serviço estará disponível em todo o país. 

 

Fontes:

Ministério da Saúde
Relatórios de UBS
Departamento de Atenção Básica
Sistema Único de Saúde (SUS)

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil