Saúde
Ministério da Saúde divulga nota de pesar pelo falecimento do ex-ministro Wilson Fadul
O Ministério da Saúde divulgou nota de pesar pelo falecimento de Wilson Fadul, que esteve à frente da pasta entre 17 de junho de 1963 e 5 de abril de 1964. Fadul foi responsável para realização da 3ª Conferência Nacional de Saúde, na Academia de Saúde, no Rio de Janeiro. “Naquele momento, o ministério completava seus dez anos de existência, contados a partir de sua separação do Ministério da Educação. O objetivo da conferência era traçar as bases de uma política nacional de saúde, com prioridades de programas, integração de tecnologia em saúde, estudos sobre as necessidades da população e o fortalecimento da indústria farmacêutica pública”, diz a nota.
Segundo o Ministério da Saúde, Wilson Fadul defendeu um ambicioso projeto de municipalização da atenção à saúde. Buscou ainda incentivar a participação nacional na produção de insumos para o setor. Em sua gestão, realizou uma pesquisa sobre a indústria farmacêutica no Brasil. A conclusão apontava que 95% dos produtos eram importados. Ele foi substituído com o início do regime militar.
Fadul nasceu em Valença (RJ), no dia 4 de fevereiro de 1920. Em 1936, fez o curso pré-médico no antigo Colégio Universitário do Rio de Janeiro. Em 1945, diplomou-se pela Faculdade Fluminense de Medicina, em Niterói. Durante o governo de João Goulart, licenciou-se da Câmara dos Deputados, em junho de 1963, para assumir o Ministério da Saúde, no lugar de Paulo Pinheiro Chagas.
O velório será realizado na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, entre 9h e 16h, nesta quarta-feira (19).
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















