Saúde
Mapa da dengue indica 48 cidades que podem sofrer surto de dengue
Os resultados mais recentes do Mapa da Dengue no País — que permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor, o Aedes aegypti —, divulgados nesta segunda-feira (5), mostram que, de um total de 561 municípios pesquisados, 48 estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue , enquanto 236 estão em alerta e outros 277, com índice satisfatório. Nessas 48 cidades, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito.
Mesmo assim, o ministro reforçou que os dados do levantamento não significam que a situação não possa ser revertida. “Um determinado município, que apresenta situação de risco, poderá mudar este cenário com a intensificação das medidas nas áreas de maior risco”, afirmou Alexandre Padilha, ao apresentar os dados do levantamento. Segundo ele, o estudo é uma espécie de fotografia que permite ao órgão conhecer a situação da dengue em todo o País. “As cidades que estão em situação de alerta, não podem baixar a guarda: ao contrário, devem intensificar suas ações. Já os municípios em situação de baixo risco podem migrar para uma grande epidemia”, alertou.
O mapa também revelou que 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco para epidemia de dengue. “Além do sistema de vigilância convencional, contamos, a partir de agora, com o Observatório da Dengue, mais uma ferramenta que irá nos ajudar no monitoramento da doença por meio das redes sociais”, ressaltou o ministro.
Os municípios em situação de risco, incluindo três capitais - Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) - estão localizados em 16 estados brasileiros: quatro na região Norte; sete no Nordeste ; três no Sudeste; um no Centro-Oeste e um na região Sul. Confira o Mapa da Dengue na íntegra.
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















