Saúde
Exercícios físicos durante a gravidez ajudam no desenvolvimento do bebê
Durante a gestação, os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura do corpo da mulher, mas nem todos os tipos são recomendados nesse período. Por exemplo, as atividades físicas que exigem muito esforço físico ou que têm risco de acidentes, como ciclismo e corrida, devem ser evitadas.
Cada semana representa um progresso importante para a formação do feto.
Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, uma mulher que nunca fez nenhum exercício físico, após ficar grávida, deve fazer exercícios leves. “Não é o momento de exageros. Neste período é recomendada uma atividade leve como a caminhada ou hidroginástica. A prática moderada de exercícios físicos ajuda no desenvolvimento do bebê e mantém a forma física da gestante”, explica.
Como em todos os aspectos da gravidez, o lado físico também é importante, mas Esther lembra que depois do nascimento da criança, bem mais importante do que entrar logo em forma, é criar o vínculo afetivo com o bebê. “O mais importante é a mulher ficar tranquila, cuidar da sua família e do bebê”, destaca a coordenadora. Além disso, é importante lembrar que a gestante não deve praticar atividades físicas sem acompanhamento médico e também de um profissional de educação física.
A ginástica também pode aliviar alguns problemas físicos, como as dores na região lombar e em outras partes da coluna, muito comuns durante a gravidez. O fortalecimento da musculatura também ajuda a amenizar as dores.
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















