Você está aqui: Página Inicial > Saúde > 2012 > 06 > Brasil quer eliminar a hanseníase até 2015

Saúde

Brasil quer eliminar a hanseníase até 2015

por Portal Brasil publicado: 25/06/2012 15:30 última modificação: 25/06/2012 15:33

Meta é chegar a um caso a cada dez mil habitantes

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se encontrou na última sexta-feira (23), com o embaixador da Boa Vontade pela Eliminação da Hanseníase da Organização Mundial da Saúde (OMS), Yohei Sasakawa. Durante o encontro, o ministro afirmou que a pasta vem fortalecendo as ações de combate à doença para a sua eliminação até 2015 - para que o País passe a ter apenas um caso a cada dez mil habitantes.

“Selecionamos os municípios com o maior número de casos da hanseníase e incluímos a detecção precoce no programa Saúde na Escola, não só para identificar os casos entre as crianças, mas para informar os estudantes e mobilizar o conjunto das famílias”, explicou Padilha.

A hanseníase é uma doença perpetuadora da pobreza e sua situação é pior nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2011, o País registrou queda de 15% no registro da doença em relação ao ano anterior. Para acelerar ainda mais a redução do número de casos, o ministério repassou, no mesmo ano, R$ 16 milhões adicionais a 245 municípios que responderem por mais da metade dos casos da doença.

A eliminação da hanseníase como problema de saúde pública é um dos componentes estratégicos do Plano Brasil sem Miséria, que pretende reforçar a identificação de novos casos; intensificar a procura de pessoas que tiveram contato com doentes; e ainda, aumentar os índices de cura, que hoje são de 80%.

 

Doença

A hanseníase é uma doença infecciosa. Atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas varia de dois a cinco anos.

A doença faz aparecer manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e em áreas da pele. Essas manchas não causam coceira, mas produzem a sensação de formigamento, ficando dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

 

Leia mais:

Saúde reforça combate a doenças negligenciadas, como hanseníase e esquistossomose

Governo vai elaborar plano de redução da incidência de hanseníase

Brasil pode ser primeiro País do mundo a reparar danos a filhos de pais com hanseníase

 

Fonte:
Ministério da Saúde

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil