Saúde
Programa Saúde na Família é tema de congresso no Rio de Janeiro
A constatação é resultado dos estudos realizados desde a criação do Programa Saúde da Família (PSF), em 1994
Os investimentos na atenção primária por meio das unidades básicas de Saúde têm sido o principal responsável pela melhora nos indicadores de saúde no Brasil. Esse tema faz parte dos debates do 3º Congresso da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro, que termina nesta sábado (28), em Petrópolis.
A constatação partiu da compilação de estudos realizados ao longo dos últimos anos, a partir da criação do Programa Saúde da Família (PSF), em 1994, que tem o objetivo de garantir o acesso gratuito da população a uma assistência integral, por uma equipe multidisciplinar perto de casa, como estratégia de prevenção de doenças e a manutenção da saúde.
A presidente do Congresso, a médica Andréa Castro, destacou a posição brasileira no cenário mundial no que diz respeito ao atendimento primário na área de saúde. “O Brasil tem o reconhecimento internacional, inclusive pela Organização Mundial da Saúde, devido aos benefícios dessa estratégia (PFS)”, disse.
Alguns indicadores que comprovam que o País tem avançado são: a redução da mortalidade infantil, da mortalidade materna, das mortes por insuficiência cardíaca e a maior detecção precoce de câncer, como os de útero e de mama. “A expansão dessa estratégia tem elevado a qualidade de vida dos brasileiros, sobretudo dos mais pobres, e tem aumentado o nível de satisfação da população”, observou Andréa.
Com base nos estudos, esse tipo de assistência médica gera economia aos cofres públicos, pois contribui para o uso mais racional de medicamentos, previne doenças que podem ocasionar tratamentos ou internações e cirurgias bem mais onerosas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia mais:
Principais objetivos do programa Saúde da Família
Ministério habilita novas equipes de Saúde da Família
Mais 50 Núcleos de Saúde da Família são criados em 13 estados
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















