Saúde
Unidades de saúde ganham incentivo financeiro
Dinheiro será investido na aquisição e nas instalações de equipamentos e capacitação e atualização das equipe
A implantação do Sistema Hospitalar de Referência para Atenção a Pessoas com Sofrimento ou Transtorno Mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, vai receber a quantia de R$ 4 mil por leito.
O dinheiro será investido na aquisição e nas instalações de equipamentos para a adequação de espaço, capacitação e atualização das equipes em temas relativos aos cuidados dos dependentes químicos, além da implantação de um ponto de telessaúde – programa que tem por objetivo integrar as equipes de saúde da família com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária. Os recursos foram liberados pelo Ministério da Saúde.
Entretanto, o número de leitos de atenção aos dependentes não deverá exceder 15% do número total de leitos do hospital geral. Para se receber o investimento, é necessário que cada estabelecimento de saúde tenha um mínimo de quatro leitos e um máximo de 25.
O incentivo só será liberado após o Ministério da Saúde aprovar os projetos encaminhados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde à área técnica de saúde mental, álcool e outras drogas. Assim, o dinheiro será repassado em parcela única aos fundos de saúde e serão distribuídos às unidades, que terão o prazo de 180 dias para execução dos programas.
Combate às drogas
Um dos programas já lançados pelo governo federal, “Crack, é Possível Vencer”, prevê investimento, no total, de R$ 4 bilhões e conta com ações dos ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
A iniciativa abrange ações de prevenção, de tratamento ao usuário e de segurança para enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico de drogas. Todas as ações fazem parte do Plano Nacional de Enfretamento ao Crack e outras Drogas, criado ainda em dezembro de 2011.
O objetivo é integrar diversas políticas públicas e convocar a sociedade para se unir em torno do desafio de resgatar usuários e dependentes, além de conscientizar a população sobre os perigos do uso das drogas.
Leia mais:
Saúde libera recursos para tratamento de transtornos mentais e uso de álcool e drogas
Brasil comemora avanços na atenção à saúde mental
OMS divulga guia sobre tratamento humanizado de doentes mentais
Programa Crack, é possível vencer tem ações em oito estados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















