Saúde
Projeto que irá articular ações com foco em jovens e adolescentes recebe propostas
Até 11 de novembro instituições devem enviar propostas para a implementação de ações de promoção da cidadania e protagonismo juvenil
O Ministério da Cultura divulgou, na terça-feira (2), edital com o objetivo de articular e fomentar ações de diversos ações de governo - o chamado projeto Vivajovem.com. A iniciativa é resultado de uma ação conjunta entre o Ministério da Saúde e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), e conta com a parceria do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC).
O Projeto visa a articulação de diversos outros planos e programas a fim de integrá-los a Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens, reunindo: o Plano de Enfrentamento ao Crack, Álcool e outras Drogas; as Políticas de Redução da Morbimortalidade por Violências e Acidentes e de Promoção da Saúde; e, ainda, o Plano de Enfrentamento à Mortalidade da Juventude Negra.
Até 11 de novembro, entidades estudantis e instituições privadas sem fins lucrativos, com experiência de pelo menos três anos nas áreas especificadas no edital, além de órgãos ou entidades públicas estaduais, municipais e do Distrito Federal, podem se inscrever e enviar propostas.
Todas as propostas deverão contemplar trabalhos direcionados a adolescentes e jovens de 10 a 29 anos como beneficiários diretos.
O Vivajovem.com tem como princípio a participação e o protagonismo juvenil como ferramentas estratégicas para a promoção da saúde, com o fortalecimento e a construção da autonomia e de projetos de vida, baseados no exercício da cidadania, além do posicionamento criativo e participação construtiva.
Responsáveis e atuantes no meio social, junto aos pares e à comunidade, na escola e em outros ambientes de encontro, os adolescentes e jovens podem exercitar sua cidadania, seu direito à participação, sua assertividade e solidariedade, com a promoção do cuidado de si e dos outros.
Nesse sentido, o Vivajovem.com tem por objetivo apoiar e qualificar projetos de intervenção e capacitação voltadas à juventude, para a formação de multiplicadores - jovens promotores de saúde – e que estes, a partir da interação com a comunidade e com as escolas, possam criar mecanismos de integração de adolescentes e jovens com os serviços de saúde e outras políticas públicas.
Interseção entre as políticas
Para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens é fundamental garantir a essa população os cuidados, bem como o acesso a outras políticas intersetoriais, considerando a saúde de modo ampliado - como bem estar físico e mental.
Leia mais:
Bens de traficantes serão leiloados em MG
Força Nacional inicia reforço na segurança do DF
Programa para redução da criminalidade leva à queda da violência em Alagoas
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















