Saúde
Bancos de Leite do País recebem certificação de qualidade
O Brasil é o primeiro País a ter o programa. O objetivo é promover condições que permitam certificar a qualidade dos produtos e serviços
No lançamento do programa de certificação de qualidade de Bancos de Leite Humano do Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de 28 Centros de Referência foram certificados. A ação é uma parceria do Ministério da Saúde e da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), e faz parte do Rede Cegonha, que pretende melhorar a assistência às mulheres e aos bebês no Sistema Único de Saúde.
O credenciamento corresponde ao primeiro estágio do programa. A segunda etapa prevê a certificação dos processos realizados em todos os Bancos de Leite Humano da rede brasileira. O objetivo é promover condições que permitam certificar a qualidade dos produtos e serviços sob a responsabilidade dos Bancos de Leite Humano em todo País.
O Brasil tem a maior e mais complexa rede de banco de leite humano no mundo, com 212 bancos e 110 postos de coleta pelo País. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH) exporta tecnologia e conhecimento para países iberoamericanos e africanos. Só neste ano, já foram coletados 112 mil litros de leite humano, que passam pelo processo de pasteurização e adquirem qualidade certificada para serem distribuídos a mais de 123 mil recém-nascidos, principalmente aos que ficam hospitalizados.
Doação de leite materno
De acordo com o Ministério da Saúde, o banco de leite é um centro especializado vinculado a um hospital materno ou infantil que promove o aleitamento materno e realiza atividades de coleta, processamento e controle de qualidade das doações. O leite é destinado a bebês prematuros ou que estejam internados em centros de tratamento intensivo.
Para ser uma doadora, é importante que a mãe seja saudável, não faça uso de quaisquer medicamentos e apresente produção de leite superior às exigências de seu filho. Os endereços dos Bancos de Leite Humano podem ser encontrados no site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
Rede Cegonha
Lançada em 2011 pelo governo federal, a Rede Cegonha é um programa que visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. Ela terá atuação integrada às demais iniciativas do SUS para a saúde da mulher.
Conforme o programa, deve ser assegurado às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada durante a gravidez, o parto e o pós-parto, e às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Saiba mais sobre o Rede Cegonha aqui.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















