Saúde
Brasília lança programa de saúde para trabalhadores e turistas em eventos esportivos
O Saúde Para Todos Copa é composto por ações que pretendem garantir medidas de prevenção, controle e promoção da saúde
Foi lançado na última sexta-feira (25), pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, o Programa Saúde Para Todos Copa. A ação tem como objetivo garantir saúde para as pessoas que irão trabalhar durante as copas das Confederações e do Mundo, e para os turistas que visitarão a capital durante os dois eventos esportivos.
O programa é composto por ações que pretendem garantir medidas de prevenção, controle e promoção da saúde a todos. A subsecretária de Vigilância e Saúde da SES, Marília Coelho Cunha, diz que a meta do programa é proteger a população na realização destes grandes eventos. "Estamos implementando e reforçando ações de prevenção e promoção da saúde para manter a população protegida contra doenças", explica a subsecretária.
Serão realizadas quatro ações. A primeira consiste na certificação dos estabelecimentos comerciais que aderirem ao programa. Farmácias, drogarias, bares, restaurantes e hotéis da cidade passarão por fiscalizações higiênico-sanitárias para garantir a qualidade dos serviços prestados. Todos estes estabelecimentos receberão um selo de certificação.
A segunda é a distribuição de cartilhas com orientações de saúde, farmacêuticas e localização de serviços e de ambulância. O material terá símbolos internacionais para facilitar a comunicação. A vacinação é a terceira ação do programa e pretende proteger 95% dos trabalhadores que terão contato direto com os turistas. Funcionários do aeroporto, da rodoviária, de hotéis, feiras, bares, restaurantes e taxistas receberão a dose contra o sarampo, rubéola e caxumba. A ação teve início no último domingo (27) no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek.
A quarta é intensificar as ações de saúde nos lugares de maior circulação de pessoas como shoppings, cinemas e teatros. O objetivo é sensibilizar a população quanto ao uso abusivo do álcool e quanto às doenças sexualmente transmissíveis (DST).
O subsecretário de gestão participativa da Secretaria de Estado de Saúde do DF, José Bonifácio Carreira, informou ainda que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderá dentro do estádio, irá agilizar a locomoção para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e Hospital de Base, além de garantir o treinamento de segurança aos funcionários do estádio para ensinar como prestar os primeiro socorros a vítimas de acidentes.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















