Saúde
Guia Prático sobre Planos de Saúde será relançado
A publicação auxilia na contratação de um plano de saúde e alerta sobre a importância do consumidor estar ciente sobre a rede credenciada de profissionais, laboratórios, clínicas, hospitais e valores
Na semana em que se comemora o Dia do Consumidor (15 de março), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou que irá relançar o Guia Prático sobre Planos de Saúde.
O Guia auxilia na contratação de um plano de saúde e alerta sobre a importância do consumidor estar ciente sobre a rede credenciada de profissionais, laboratórios, clínicas, hospitais e valores. A publicação pode ser encontrada na página eletrônica da ANS, e em eventos organizados pelos Procons.
Também nesta segunda-feira (11), a Agência anunciou a ampliação de atendimentos pelo Disque ANS (0800-701-9656). Agora, o canal de atendimento pode receber o dobro de ligações de beneficiários de planos de saúde, passando de 45 para 90 ligações simultâneas no atendimento humano e eletrônico. A ANS informou, ainda, a criação de mais 19 postos de atendimento, para atender de forma simultânea até 68 usuários que buscam informações ou fazem reclamações.
Guia Prático de Planos de Saúde
O Guia contém informações para esclarecer dúvidas dos beneficiários ou de quem deseja contratar um plano pela primeira vez. A publicação começa descrevendo o papel da ANS como agência reguladora do setor e suas atribuições junto aos consumidores, aos prestadores de serviços e às operadoras de planos de saúde. Em seguida, apresenta um passo a passo com orientações para contratação de um plano, com exemplos sobre os vários tipos de produtos oferecidos pelas operadoras.
O Guia aborda ainda os direitos quanto à cobertura mínima obrigatória, a área geográfica de cobertura, os reajustes de preços para cada tipo de plano e a portabilidade de carências para outra operadora, entre outros temas.
ANS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar é a agência reguladora, vinculada ao Ministério da Saúde, responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil.
Seu objetivo é promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais - inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores -, e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no País.
Sua atuação é focada em contribuir para a construção de um setor de saúde suplementar que tenha como principal interesse a produção da saúde centrada no cidadão, com ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, observado os princípios de qualidade, integralidade e resolutividade.
Fonte:
ANS
Com informações da Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















