Geral
Produção nacional de insulina será retomada
A retomada da produção nacional de insulina pelo Brasil receberá cerca de R$ 430 milhões em investimentos em um prazo de cinco anos
A assinatura de um termo de cooperação para uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre a Fiocruz e o laboratório privado Bioom irá retomar a produção nacional de insulina humana no País.
O Brasil deixou de confeccionar insulina em 1999, e a retomada reduz a vulnerabilidade do País frente a crises internacionais de oferta do produto. Atualmente, são 10 milhões de brasileiros diabéticos, e 1,1 milhão recebem o medicamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A fabricação, que ficará a cargo da empresa brasileira Biomm, deverá acontecer a partir de 2015. A população deverá ter acesso ao medicamento a partir de 2017.
O Ministério da Saúde ampliou o acesso dos diabéticos aos medicamentos para diabetes por meio do programa Saúde Não Tem Preço – ação lançada em 2011 pelo governo federal – que tornou gratuitos os medicamentos para diabetes, além de hipertensão e asma, nas farmácias credenciadas ao programa Farmácia Popular. A medida aumentou cinco vezes o número de diabéticos atendidos, passando de 306 mil, em janeiro de 2011, para 1,5 milhão, em março de 2013.
A assinatura da PDP faz parte das medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde em janeiro desse ano para retomar a estratégia de desenvolvimento produtivo e tecnológico na área da saúde.
Saúde não tem Preço
- O diabetes pode comprometer a saúde sem que surjam sintomas. Pessoas com histórico familiar devem ficar atentas e fazer exames regularmente
- O Programa Saúde Não Tem Preço, do governo federal, oferece acesso gratuito a medicamentos para hipertensão e diabetes a todos os cidadãos brasileiros
- Brasil produzirá insulina humana a partir de 2016
- Brasil começa a produzir medicamento para tratamento do câncer
- Levantamento aponta para estabilização das internações nos casos do diabetes
- Brasil e Ucrânia reforçam acordo que mantém redução de preço de insulina
A distribuição gratuita de medicamentos, dentro do programa Saúde não tem Preço, é fruto de um acordo do Ministério da Saúde com sete entidades da indústria e do comércio do setor farmacêutico. Para receber os remédios, os cidadãos precisam apresentar o CPF, um documento com foto e a receita médica (desde que emitida há até 120 dias) em qualquer um dos 15 mil estabelecimentos conveniados à rede Aqui Tem Farmácia Popular.
Biomm
A Biomm tem sede em Belo Horizonte e possui um centro de pesquisa e desenvolvimento em Montes Claros, no Norte de Minas. Vai construir uma fábrica em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para a produção da insulina.
A empresa detém tecnologia totalmente nacional e inovadora para a produção de insulina, patenteada em conjunto com a UNB e reconhecida por países como os EUA, o Canadá, além da Comunidade Europeia. A parceria permitirá ao Brasil obter todo o ciclo de produção de insulina, possibilitando que o País conquiste autonomia tecnológica para a consequente eliminação de dificuldades de abastecimento do medicamento e de vulnerabilidade em relação a flutuações de preços no mercado mundial.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















