Saúde
Unidades Móveis farão o monitoramento e combate ao tráfico de drogas
Ônibus equipados farão o monitoramento de áreas de tráfico nos municípios para coibir à prática. A ação faz parte do Programa Crack, É Possível Vencer
A primeira base móvel do Programa Crack, é Possível Vencer foi entregue na manhã desta quinta-feira (11), em São Paulo (SP). O veículo integra um pacote de equipamentos de segurança pública que estão sendo entregues às autoridades para o monitoramento e combate ao tráfico de drogas.
As bases – ônibus equipados com câmeras e computadores – serão utilizadas em ações de observação e investigação e serão entregues, nesta primeira etapa, aos estados que já aderiram ao Programa: Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná, Ceará, São Paulo e Distrito Federal. E posteriormente a todos os estados brasileiros. Com investimento de R$ 49 milhões, 70 unidades serão disponibilizadas.
Desde 2012, programa Crack é Possível Vencer fornece equipamentos de segurança pública para os estados. Faz parte da iniciativa a entrega de armas de menor potencial ofensivo, motos e carros. Em maio, começará a entrega das bases móveis de segurança para todos os estados.
O programa Crack, é Possível Vencer, é executado em parceria pelos ministérios da Justiça, da Educação da Saúde e do Desenvolvimento Social e os governos estaduais e prefeituras.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que recebeu as chaves da primeira unidade em ato simbólico, afirmou que "a importância do programa de enfrentamento ao crack pode ser medida pela adesão de dezenas de municípios e de, até agora, 14 estados. A base móvel é mais um instrumento para ajudar na luta contra as drogas”.
Confira entrevista exclusiva do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre o tema
O Programa
Lançado em dezembro de 2011, o programa “Crack, é possível vencer” é um conjunto de ações do governo federal para enfrentar o crack e as outras drogas. Com investimento de R$ 4 bilhões da União e articulação com estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.
- Conheça página especial do Programa Crack, É Possível Vencer
- Concurso incentiva jovens a refletirem sobre os efeitos negativos do uso de drogas
- Cidades com mais de 200 mil habitantes poderão aderir a programa de combate ao crack
- São Paulo registrou mais de 5,3 mil internações involuntárias em 2012
- São Paulo terá mais leitos para tratamento de usuários de drogas
As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção. O primeiro inclui ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários. No eixo autoridade, o foco é a integração de inteligência e cooperação entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais, a realização de policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas nas cidades, além da revitalização desses espaços. Já o eixo prevenção abrange ações nas escolas, nas comunidades e de comunicação com a população.
Fontes:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















