Saúde
Gestores de hospitais serão capacitados com base em modelo de excelência
Entre as áreas de capacitação estão legislação de gestão de pessoas em saúde, humanização do atendimento à saúde, adequação às normas e legislação do SUS
O Projeto Capacitação e Planos Diretores 2013-2014 dos Hospitais Universitários Federais promoverá a qualificação de gestores dos hospitais universitários federais a partir de modelo de excelência em atenção à saúde e gestão hospitalar. A iniciativa é viabilizada por cooperação firmada entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Hospital Sírio-Libanês.
O compromisso foi assinado na segunda-feira, 17, em Brasília, seguido da primeira reunião de trabalho do comitê de direção do projeto, constituído por representantes do hospital e da Ebserh.
O Sírio-Libanês é um dos hospitais de excelência do País e está entre as principais instituições responsáveis pela formação e capacitação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Ministério da Saúde. Na avaliação do presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, o objetivo do trabalho conjunto é garantir às unidades as condições para a oferta de serviço de qualidade de atenção à saúde da população e a formação dos profissionais de saúde do país. “Buscamos com essa parceria levar os hospitais da rede à condição de excelência nos serviços prestados, exclusivamente por meio do SUS, com o padrão do Hospital Sírio-Libanês”, destacou.
No triênio 2009-2011, os programas desenvolvidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa capacitaram aproximadamente 30 mil profissionais da rede pública de saúde de todo o Brasil. No triênio 2012-2014, mais 12 mil pessoas participarão dessas atividades, com ferramentas inovadoras de ensino-aprendizagem.
“Com a assinatura desta colaboração com a Ebserh, abrimos mais uma importante frente para cumprir a missão de levar uma medicina de qualidade a uma parcela cada vez maior de brasileiros”, afirmou o superintendente de estratégia corporativa do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap.
Multiplicadores
- Hospitais universitários terão investimentos de R$ 939 milhões
- Profissionais de hospitais universitários federais passarão por capacitação
Na primeira etapa do projeto, participarão gestores de dez hospitais universitários. Posteriormente, eles atuarão como multiplicadores da metodologia para as demais unidades da rede. Cada hospital indicará dez participantes. Entre as áreas de capacitação estão legislação de gestão de pessoas em saúde, gestão clínica e hospitalar, humanização do atendimento à saúde, adequação às normas e legislação do SUS, hotelaria hospitalar, gestão de obras e engenharia clínica e processos de regulação.
Com duração de 10 meses, o programa de capacitação será realizado em encontros presenciais e atividades a distância, com acompanhamento de tutores e facilitadores. Ao final do programa, os hospitais terão desenvolvido seus respectivos planos diretores.
A iniciativa integra as ações do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que tem como um dos objetivos a melhoria dos processos de gestão dos hospitais vinculados às instituições federais de educação superior.
A Ebserh
A criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) integra um conjunto de ações empreendidas pelo Governo Federal no sentido de recuperar os hospitais vinculados às universidades federais. Desde 2010, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), criado pelo Decreto nº 7.082, foram adotadas medidas que contemplam a reestruturação física e tecnológica das unidades, com a modernização do parque tecnológico; a revisão do financiamento da rede, com aumento progressivo do orçamento destinado às instituições; a melhoria dos processos de gestão; a recuperação do quadro de recursos humanos dos hospitais e o aprimoramento das atividades hospitalares vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão, bem como à assistência à saúde.
Com a finalidade de dar prosseguimento ao processo de recuperação dos hospitais universitários federais, foi criada, em 2011, por meio da Lei nº 12.550, a Ebserh, uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação. Com isso, a empresa passa a ser o órgão do MEC responsável pela gestão do Programa de Reestruturação e que, por meio de contrato firmado com as universidades federais que assim optarem, atuará no sentido de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais, preservando e reforçando o papel estratégico desempenhado por essas unidades de centros de formação de profissionais na área da saúde e de prestação de assistência à saúde da população integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fontes :
EBSERH
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















