Saúde
Guia de boas práticas em produtos para saúde é lançado para auxiliar indústria
Empresas de produtos de saúde poderão usar material para entender as exigências contidas nos regulamentos sanitários
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram o Guia de Auxílio na Implantação de Boas Práticas em Produtos para Saúde. O intuito é ampliar a compreensão da indústria sobre a legislação e regras relacionadas aos padrões de qualidade de produtos e serviços da área de saúde.
O Guiaé o resultado da preocupação do setor público com produtos e serviços em oferecer garantia de qualidade e baixo risco à saúde da população. Para isso, a Anvisa criou a resolução RDC nº 16/13, que estabelece requisitos de qualidade que devem ser seguidos por fabricantes e empresas que comercializam produtos para saúde no Brasil.
Composto por quatro capítulos, o guia apresenta conceitos relacionados às Boas Práticas e um glossário dos termos e normas usados em resoluções. Expõe também uma relação de todas as normas complementares que devem ser seguidas para adequação da estrutura fabril, de armazenamento e distribuição.
Questionário
Para conhecer as empresas e estabelecer uma relação entre sua estrutura organizacional e as possíveis dificuldades em implantar as Boas Práticas de Fabricação (BPF) foram elaboradas perguntas adicionais, que podem ser respondidas até 23 de julho. O questionário sobre Boas Práticas de Produtos para Saúde está disponível no site da Anvisa.
Com as informações recebidas será possível identificar estratégias aplicáveis à minimização dos impactos, desafios e dificuldades gerenciais e operacionais enfrentados pelo setor regulado quanto ao atendimento das exigências normativas de BP.
Fonte:
Anvisa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















