Saúde
Inaugurado mais um Centro de Terapia Intensiva no Rio de Janeiro
O novo CTI conta com equipamentos de última geração e dispõe de oito leitos para realização de cirurgias
No Rio de Janeiro, o Hospital São Francisco de Assis (HSFA) vai ganhar mais um Centro de Terapia Intensiva (CTI), subindo de 27
para 35 o total de leitos de tratamento intensivo disponíveis na unidade de saúde. Atualmente, o hospital realiza cerca de 200 cirurgias por mês e, com a ampliação, há possibilidade de aumentar este índice.
O HSFA realiza procedimentos cardíacos e conta ainda com o Centro de Trauma do Idoso e o Centro Estadual de Transplantes. O novo CTI conta com equipamentos de última geração e dispõe de oito leitos, que representam um aumento de 29% na oferta deste tipo de vagas no hospital.
“Esses oito leitos vão ampliar o atendimento a pacientes e reduzir o tempo de espera de cirurgias porque às vezes não há leitos disponíveis e cirurgias são canceladas ou adiadas”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
Hospital
Além desses serviços, o HSFA é um dos centros estaduais de referência para pacientes com HIV. Com internações e consultas 100% encaminhadas pela Central Estadual de Regulação, dispõe de 95 leitos clínicos e ainda oferece o serviço de hemodiálise e exames como tomografia, endoscopia, colonoscopia, broncospcopia, entre outros.
Números
O Hospital São Francisco de Assis começou a funcionar em julho de 2012 e já realizou mais de 4.100 consultas e mil cirurgias. A maior parte delas foi feita no Centro de Trauma do Idoso (653), inaugurado em outubro do ano passado. O serviço é especialmente voltado para o atendimento de pacientes acima de 60 anos com fraturas do fêmur proximal, que é o tipo mais comum entre pessoas nesta faixa etária.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















