Saúde
Mutirão de cirurgias de mão e dos dedos vai beneficiar 80 pacientes nesta semana
Mutirão de cirurgias
Um mutirão vai atender, a partir desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, pacientes que necessitam tratar a síndrome do túnel do carpo, que leva à perda progressiva da sensibilidade das mãos e dos dedos. A iniciativa é do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), No Rio de Janeiro. A ação acontece até sexta-feira (04) e beneficiará cerca de 80 pacientes. Este é um procedimento de Média Complexidade e representa a maior demanda recebida pelo instituto, com a realização de 30 cirurgias mensais. Este ano já foram realizadas 1.067 cirurgias de mão (dados de setembro).
O problema acomete, principalmente, as mulheres em fase produtiva e, em 95% dos casos, é bilateral nos punhos. Muitas vezes tem alta incidência de afastamento do trabalho. O tratamento cirúrgico consiste na liberação do túnel do carpo que fica localizado na parte anterior dos punhos, por onde passam os tendões flexores dos dedos e o nervo mediano. O túnel do carpo é o ponto mais frequente da compressão deste nervo que, na maioria das vezes, é secundária a uma inflamação da camada que envolve estes tendões e o nervo. O índice de cura com a cirurgia é alto.
O Centro de Cirurgia de Mão é responsável pelo tratamento das lesões traumáticas, degenerativas e inflamatórias da mão (artroses e artrite reumatoide), além da correção das deformidades congênitas.
A síndrome causa dor e a perda progressiva da sensibilidade da ponta dos dedos, podendo ocasionar a dormência total e permanente, se não for tratado de forma adequada e em tempo hábil. As causas são diversas, como nos casos de doenças reumáticas, diabetes e hipotireoidismo, mas a variação hormonal da mulher na menopausa é a mais frequente.
Balanço
A iniciativa em realizar os mutirões faz parte de um conjunto de medidas determinadas pelo Ministério da Saúde para ampliar a capacidade de atendimento do Into e reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas no Rio de Janeiro.
Este ano, o Into beneficiou 494 pacientes com o total de 523 cirurgias em dez mutirões realizados pelos centros especializados em crâniomaxilofacial, quadril, coluna, oncologia ortopédica, ortopedia pediátrica, joelho, ombro, microcirurgia reconstrutiva, pé e tornozelo e medicina esportiva.
Entre as cirurgias realizadas, estão as artroplastias primárias para a colocação de próteses no quadril e no joelho, a correção da escoliose na coluna, procedimentos para corrigir deformidades ortopédicas em crianças, a ressecção de tumores ósseos e as lesões que afetam o ombro, o pé e tornozelo e o movimento dos braços e mãos de bebês e crianças.
Fontes:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















