Saúde
Divulgados ganhadores do IV Prêmio Bibi Vogel
Aleitamento
A Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde entregou, na última terça-feira (26) o IV Prêmio Bibi Vogel aos municípios de Porto Alegre (RS), Ouro Preto (MG) e Borba (AM). As placas foram entregues durante a solenidade de abertura do Encontro Nacional de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e VIII Encontro Nacional de Coordenações de Saúde da Criança dos Estados e Capitais – Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis, realizados em Florianópolis (SC). A quarta edição do prêmio reconheceu os municípios como os que mais se destacaram pelo trabalho de promoção, proteção e apoio à amamentação em 2011 e 2012.
O secretários de saúde de Porto Alegre e Ouro Preto, Carlos Henrique Casartelli e Sandra Guimarães, respectivamente, receberam o prêmio pessoalmente. O município de Borba (AM) foi representado pela assessora Tátia Moraes. Ouro Preto, além de hospital Amigo da Criança, comitê de aleitamento materno e banco de leite humano, possui o projeto Farmácia Amiga da Criança, que controla a exposição e publicidade de bicos, mamadeiras, chupetas e fórmulas que interferem na amamentação. Também realiza diversas ações de mobilização social com o envolvimento de parceiros como os Correios, Guarda Municipal e bombeiros.
Porto Alegre se destacou por possuir comitê de aleitamento materno e alimentação complementar saudável, Dia Municipal da Amamentação, Hospital Amigo da Criança, Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e o Programa Mamar é Tri, que envolve escolas e crianças no incentivo ao Aleitamento Materno e na construção de uma cultura da amamentação.
Borba tem UBS certificadas pela Rede Amamenta Brasil, Hospital Amigo da Criança e o Programa Mamãe é Nota 10, que prepara mulheres para a gestação, parto e amamentação desde a descoberta da gravidez e incentiva a participação do pai/companheiro durante todo o processo.
Na avaliação do Coordenador Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Paulo Bonilha, a apresentação e publicidade das experiências exitosas provocou admiração e emoção entre as coordenações de saúde da criança dos Estados e Capitais presentes ao encontro. “Nossa expectativa é que isso gere nos municípios a vontade politica de implementação de experiências semelhantes, contribuindo para o aumento das taxas e aleitamento materno no país e também par a redução da mortalidade infantil”, disse. O coordenador ressaltou ainda que com a consolidação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, o Ministério da Saúde realizará as próximas edições do Prêmio Bibi Vogel contemplando um olhar não só para as ações de amamentação, mas também para a alimentação complementar saudável.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















