Saúde
Cubanos iniciam módulo de acolhimento nesta quarta-feira (5)
Mais Médicos
Começa nesta quarta-feira (5) o módulo de acolhimento e avaliação dos 2 mil profissionais cubanos que chegaram ao país para ocupar vagas ociosas no terceiro ciclo do Programa Mais Médicos. Durante três semanas, os profissionais terão aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa e a aprovação nesta etapa é condição para que recebam o registro profissional provisória para atuar pelo programa nas unidades de atenção básica.
O módulo de acolhimento será ministrado, de forma simultânea nas cidades de São Paulo, Fortaleza e Brasília. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participará da aula inaugural do módulo em São Paulo, que acontece no Hotel Excelsior, a partir das 10 horas. A previsão é de que iniciem as atividades em março, junto com os demais estrangeiros que participaram deste ciclo do programa.
Ainda não está definido o local de atuação destes médicos cubanos. A distribuição só ocorrerá após o encerramento do prazo que os profissionais brasileiros têm para decidir se querem migrar do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) para o Mais Médicos.
Já os 891 profissionais da seleção individual que tiveram sua participação homologada pelo Ministério da Saúde estão distribuídos em 412 municípios e oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). São 423 participantes com registro profissional ou diploma revalidado no Brasil e 468 com registro profissional de outros países.
O maior número de profissionais - que corresponde a 30,7% - vai atuar no Nordeste (274 profissionais), seguido do Sudeste (230), Sul (178), Norte (123) e Centro-Oeste (86). Os brasileiros começarão a atuar no dia 3 de fevereiro e os estrangeiros no dia 5 de março.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















