Governo
Caravana da Saúde e os ODM percorrem municípios da Bahia
Assistência
Terminou no último sábado (26), em Valença (BA) a primeira rodada da Caravana da Saúde e os ODM, que percorreu os municípios de Pirai do Norte, Nilo Peçanha e Valença. Estas ações, promovidas pela Fundação José Silveira(Instituição Ancora do Movimento Estadual), Núcleo Estadual Nós Podemos Bahia, e pelo Ministério Público, fazem parte do plano de ações do Núcleo Estadual Nós Podemos Bahia para o primeiro trimestre.
A Caravana ODM, cujo foco é a promoção da melhoria dos indicadores de saúde, realizou 935 atendimentos e 2.489 procedimentos nas especialidades de Pediatria, Oftalmologia, Ginecologia, Odontologia, prevenção de câncer de colo de útero, ultrassonografia e nutrição, entre outros.
O seminário de mobilização contou com a participação de secretários de Governo dos municípios de Valença, Cairu, Jaguaripe, além da presença da consultora do Pnud, Inalda Béder; da gestora da Fundação José Silveira, Monica Moreira; e da coordenadora dos projetos sociais da Fundação José Silveira, Edina Nazaré.
O seminário teve o objetivo de dialogar com as diversas lideranças envolvidas com os ODM. Os municípios de Valença e Cairu já tinham sido municipalizados em 2013, sendo esta a oportunidade de troca de experiência entre os participantes e agendamento de novos trabalhos.
Caravana ODM Brasil
Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio (ODM), que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015.
A Rede Brasil Voluntário, que congrega centros de voluntariado de todo o Brasil, consciente da importância desse projeto, criou um site para estimular debates e propiciar o conhecimento e o engajamento de todos os interessados em participar de ações, campanhas e projetos de voluntariado que colaborem com os ODM.
Agenda de Compromissos 2013-2016
Agenda de Compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – A Agenda representa um pacto entre o governo federal e os municípios para a execução de ações que possam melhorar a vida da população, sob o foco dos Objetivos do Milênio.
Para aderir à Agenda de Compromissos, basta entrar no endereço agenda de compromissos. O acesso é feito com o mesmo login e senha do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv).
Lá, o prefeito vai estipular metas para o município em relação a cada um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Para calcular sua meta, o prefeito terá à disposição, no próprio sistema, dados dos principais programas federais que têm relação com o cumprimento dos ODM e os indicadores que informam a execução desse programa no País, no Estado e em sua cidade.
Fonte:
ODM Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















