Saúde
Manaus (AM) recebe mutirão de cirurgias de quadril
Atendimento
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) realiza, até sexta-feira (11), na Fundação Hospitalar Adriano Jorge, em Manaus (AM), um mutirão de cirurgias para atender cerca de 30 pacientes que necessitam de artroplastia primária de quadril. No procedimento, a articulação do quadril, desgastada por doenças, é substituída por uma prótese.
A ação faz parte do projeto Suporte, que consiste em levar profissionais especializados para promover cirurgias em locais com baixa oferta de serviços na área de traumatologia e ortopedia e reduzir a tempo de espera, em parceria com as secretarias de saúde dos estados e municípios.
"Quando o paciente é operado perto da família, a recuperação é muito melhor. Se fosse encaminhado para o Rio de Janeiro, seria submetido a essa cirurgia de grande porte com a recuperação dentro do hospital até a retirada de pontos, o que daria uns dez dias. Aqui ele retornará para retirar os pontos e fará o acompanhamento médico no ambulatório”, explica o coordenador José Luís Ramalho.
O trabalho é realizado de acordo com a necessidade dos estados e informada à Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade do Ministério da Saúde. É feita a articulação com o estado solicitante e o coordenador médico do projeto segue até o local para a avaliação clínica prévia dos pacientes que serão operados, antes do embarque de todo o grupo.
Em dez anos de funcionamento, já foram promovidas 101 ações em 25 estados, com a realização de 4.327 consultas, 2.281 cirurgias, além de 54 jornadas científicas e intercâmbios de ortopedia. Em 2013, foram feitas 144 cirurgias de joelho, quadril, coluna e de plexo braquial no Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas.
A equipe do Suporte é composta por 15 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, envolvidos diretamente na ação que tem duração de uma semana. Na parceria, as secretarias de saúde disponibilizam a estrutura hospitalar e o Into fornece todo o material para as cirurgias, como insumos, implantes e próteses. O tratamento e a recuperação dos pacientes são acompanhados por médicos da região.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















