Saúde
Municípios de Sergipe integram programa de controle de doenças
Doença de Chagas
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual em Sergipe (Suest/SE), está supervisionando a construção de casas construídas pelo programa Melhorias Habitacionais para o Controle da doença de Chagas (MHCDCh) da Fundação. O município de Itabaianinha (SE) recebeu visita do auxiliar de Saneamento Elias dos Santos, que verificou a execução das obras para a liberação da segunda parcela do Convênio nº 757/2007, no valor total de R$ 150mil.
O controle populacional do barbeiro é a melhor forma de prevenir a doença de Chagas. A Funasa busca melhorar as condições físicas e sanitárias das habitações e do peridomicílio (área externa), evitando a colonização do inseto. A MHCDCh inclui a restauração e reforma de domicílio, visando a melhoria das condições físicas da casa, bem como do ambiente externo, ou a reconstrução, em caso especial, quando a estrutura da habitação não suporta as melhorias necessárias.
São elegíveis os municípios localizados em área endêmica da doença, de acordo com a classificação da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.
Em Itabaianinha o convênio foi viabilizado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC1) e irá beneficiar famílias carentes dos povoados de Cinco Estradas, Mutuca e Poxica, com a construção de 17 casas. Dentre as 17 casas, nove já foram entregues. Os moradores comemoram as melhorias. ” Agora estou feliz porque tenho um lugar para abrigar com dignidade minha filha e meus netos”, afirma a moradora Maria de Lourdes.
Segundo dados da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp) e Serviço de Convênios (Secon) da Suest/SE, 12 municípios de Sergipe estão sendo beneficiados pelo programa de MHCDCh, com a previsão de serem entregues, no total, 345 unidades habitacionais.
Fonte:
Fundação Nacional de Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















