Saúde
Atendimentos médicos serão compilados em software
Copa 2014
A prefeitura de Manaus (AM) treina, até esta quinta-feira (22), especialistas em saúde que atuarão no Centro Integrado de Operações Coordenadas de Saúde (CIOCS) para captar informações sobre todas as situações que envolvem os atendimentos antes, durante e após a Copa do Mundo.
Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebem orientação sobre como utilizar o programa Epi Info. O software foi criado nos Estados Unidos e adquirido pelo Ministério da Saúde para ajudar a organizar e analisar dados relativos aos atendimentos de todo o tipo em grandes redes de saúde.
“Com os dados inseridos no programa, é possível desenvolver estratégias de atuação mais imediatas durante eventos de grande porte como a Copa do Mundo”, explicou o consultor da rede programas de epidemiologia de campo e saúde pública, Jonas Brant.
Em todo País, o sistema vai ser aplicado em apenas três capitais: São Paulo, Fortaleza (CE) e Manaus (AM). Na capital do Amazonas, o Epi Info será utilizado por 200 servidores na rede de saúde, que vão trabalhar em regime de plantão do dia 9 de junho ao dia 13 de julho, exatamente no período de atuação do CIOCS.
“Esta ferramenta vai nos ajudar muito a ter sob controle qualquer situação que ocorra dentro de nossa área de atuação. Assim é possível agir mais rápido, sem deixar que o problema se instale”, comentou a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DVAE), Angélica Tavares.
Os servidores vão utilizar 27 tablets como equipamentos de armazenagem de dados que vão estar em pontos estratégicos da cidade como prontos-socorros, Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e Postos Médicos Avançados (PMAs). Os dados vão ser enviados para o CIOCS para alimentação e atualização.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















