Saúde
Estudantes terão acesso a portal com base de dados clínicos
Referência
O Ministério da Saúde apresenta mais uma novidade na área da capacitação profissional. A partir de agora, estudantes dos 14 cursos das áreas da saúde das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e filantrópicas também poderão se cadastrar no Portal Saúde Baseada em Evidências e utilizar os conteúdos das bases de dados.
O Portal, que já estava disponível para profissionais de saúde, é uma ferramenta de educação permanente totalmente gratuita. “O Saúde Baseada em Evidências tem como objetivo disponibilizar aos profissionais de saúde acesso rápido e fácil a conteúdos e evidências cientificamente revisadas”, destaca o Coordenador-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde, Aldiney José Doreto.
Agora, os discentes das áreas de saúde também poderão contar com essa ferramenta de referência clínica baseada em evidências que democratiza as condições de acesso a conteúdos cientificamente fundamentados. O objetivo do Ministério da Saúde, ao ampliar o acesso aos acadêmicos dos cursos de saúde, é consolidar o Portal como uma ferramenta de educação permanente e dar continuidade as iniciativas de melhora da qualidade do atendimento à população brasileira.
Rodrigo Penha, professor de medicina da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais, aprova a iniciativa. “Os estudantes já contam com os Periódicos Capes, disponibilizados pelo Ministério da Educação, que são mais voltados para pesquisas científicas e questões acadêmicas. Já o Portal Saúde Baseada em Evidências tem um foco maior na prática profissional. Isso auxilia não apenas aqueles alunos de semestres mais avançados, que já se aproximam da prática profissional, mas também aos estudantes no começo do curso, pois ajuda a acostumar desde cedo que é preciso continuar se atualizando, além de já ambientar no uso da ferramenta”, afirma o docente.
Rodrigo Penha, que dá aula ao primeiro semestre da primeira turma de medicina do campus de Dom Bosco da UFSJ, diz que apresenta o Portal aos seus alunos para que já aprendam a usar. “O Portal é uma ferramenta pedagógica. Apresento aos alunos para que eles saibam que a ferramenta existe e como ela funciona, para sentirem como é o dia a dia do profissional e já criarem o hábito de sempre se atualizar”, destaca o professor.
“O governo federal tem feito um pesado investimento na qualificação profissional, na formação em saúde. E percebeu que é importante não apenas investir no profissional já formado, mas também no estudante. Começar de cedo, para formar melhores profissionais. Por isso que disponibilizar o Portal Saúde Baseada em Evidências para os estudantes é tão importante”, finaliza o professor Rodrigo Penha.
Para que os acadêmicos possam se cadastrar no Portal é necessário, antes de qualquer coisa, que a Instituição de Ensino Superior firme parceria com o Ministério da Saúde por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. Esse documento pode ser solicitado pelas reitorias pelo e-mail periodicos@saude.gov.br.
Fonte:
Blog da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















