Saúde
Hospital de Natal apresenta plano de contigência para Copa
Emergência
O Plano de Contingência para a Copa do Mundo do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal (RN), foi apresentado nessa quarta-feira (14), no auditório do hospital, durante reunião do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH).
O local terá um Centro de Gerenciamento de Crises, com profissionais habilitados para realizar a triagem dos atendimentos, recrutar reforços, enviar comunicados aos órgãos competentes, entre outras providências a serem tomadas em caso de atendimento a múltiplas vítimas. O pronto-socorro estará em condições de receber até 50 pacientes, além de sua capacidade diária habitual, que é de 300 pessoas.
A demanda de atendimento será organizada em três níveis, de acordo com a quantidade de vítimas e gravidade dos casos, sendo que a necessidade de resposta de nível III será acionada quando a demanda envolver acima de 16 vítimas ou acima de oito vítimas de classificação vermelha (grave), de acordo com a classificação de risco do protocolo de Manchester, utilizado no hospital.
“Para este tipo de resposta está prevista a necessidade de recrutamento de profissionais, bloqueio das trocas de turnos de plantão e modificações nos fluxos de atendimento”, explicou Danyele Dias, médica do pronto-socorro.
Na organização para as situações com múltiplas vítimas, está prevista a identificação, por meio de coletes de diferentes cores, de todos os profissionais envolvidos no atendimento, além da identificação dos pacientes com números e pulseiras coloridas de acordo com a gravidade de cada caso. O plano de contingência do Walfredo Gurgel estará fixado nas dependências do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho em locais de livre acesso aos servidores do hospital.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















