Saúde
MA recebe aporte para aumentar prevenção contra raiva
Saúde pública
O Maranhão vai receber R$ 110 mil para intensificar a vigilância da raiva no estado, que de acordo com portaria publicada nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União, é o que reúne o maior número de casos humanos da doença infecciosa aguda.
De acordo com o texto da portaria nº 1.134 (parte1, parte 2), o montante será transferido, em parcela única, do Fundo Nacional da Saúde ao Fundo Estadual da Saúde do Maranhão.
Caso o valor transferido não seja usado na sua totalidade, a portaria específica que o total repassado deverá ser devolvido pela unidade federativa com correção monetária.
Raiva
A Raiva é uma doença infecciosa viral, causada por um RNA vírus e que envolve o sistema nervoso central. A doença afeta apenas mamíferos e pode levar a óbito.
Por estar presente na saliva do animal infectado, a doença pode ser contraída por meio de mordida ou lambida sobre mucosas ou regiões feridas. Após o contato com seu novo hospedeiro, o vírus se multiplica e penetra no sistema nervoso.
Os sintomas podem se manifestar em um período que varia entre um mês e dois anos. Os sintomas são: mal estar, febre, dor de cabeça, ansiedade, agitação, agressividade, confusão mental, paralisia, convulsões, espasmos musculares e dor ao deglutir.
A prevenção é feita por meio da vacinação anual de cães, gatos e animais de pasto. Também são realizados o controle populacional de alguns animais, além do uso da vacina preventiva em pessoas suscetíveis (biólogos, veterinários, camponeses).
Fonte:
Portal Brasil com informações da Imprensa Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















