Saúde
Manaus (AM) inaugura Centro de Operações para saúde
Assistência
Inaugurado nessa segunda-feira (9), o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) será usado durante a Copa e, posteriormente, ficará como legado para eventos de grande porte em Manaus (AM).
“A estrutura para a Copa vai funcionar por um período de 37 dias. O Centro de Operações tem capacidade de integrar informações de assistência em saúde e vigilância epidemiológica, ambiental e sanitária, permitindo que os profissionais de saúde possam observar, planejar, decidir e agir de acordo com a necessidade de cada ocorrência”, afirma o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.
O CIOCS integra uma estratégia do Ministério da Saúde para facilitar o compartilhamento de informações de vigilância e atenção à saúde. O monitoramento é feito em tempo real com a intenção de dar uma resposta rápida. As informações processadas no centro são coletadas com a utilização de um software criado nos Estados Unidos e adquirido pelo Ministério da Saúde para ajudar a organizar e analisar dados relativos aos atendimentos de todo o tipo em grandes redes de saúde.
Manaus tem 19 pontos de coleta de dados em locais estratégicos da cidade, como Prontos-Socorros, Unidades de Pronto-Atendimento e Postos Médicos Avançados (PMAs). Os dados são enviados para o CIOCS para alimentação e atualização.
O CIOCS vai dispor ainda de um serviço de atendimento à população pelo telefone 0800 280 8280 para tirar dúvidas, com atendentes bilíngues.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















