Saúde
Projeto Imagem Sanitária é apresentado para estrangeiros
Ação
Com o objetivo de divulgar a iniciativa Projeto Imagem Sanitária, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reuniu nesta terça-feira (24), em Brasília (DF), representantes de agências reguladoras de Portugal, México, Peru e Cabo Verde, além da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O Projeto Imagem Sanitária é uma parceria da Apex com a Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios), e com a Abiquif (Associação Brasileira da Indústria Farmacoquímica e de Insumos Farmacêuticos). O objetivo da iniciativa é mostrar ao mercado internacional que produtos regulados nacionais seguem rígidas normas de controle.
A reunião foi aberta pelo diretor-presidente em exercício da Anvisa, Jaime Oliveira, que salientou a importância da realização de ações conjuntas que estimulem a adoção de práticas reguladoras eficazes. “Um produto seguro é um produto competitivo em qualquer mercado”, destacou Oliveira.
A chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Anvisa, Ana Paula Jucá, e o gerente geral da área de produtos para a saúde da Anvisa, Joselito Pedrosa, fizeram uma apresentação sobre as principais ações da Agência, salientando que a instituição regula um mercado que movimenta cerca de R$ 100 bilhões no mundo e representa 30% do PIB brasileiro.
Na área de serviços para a saúde, cabe destacar que a Anvisa promove ações regulatórias em um ambiente com 182,8 mil serviços ambulatoriais, 8,5 mil hospitais e 21,4 mil outros tipos de estabelecimentos de saúde.
A Anvisa atua no cenário internacional com ações que buscam a aproximação entre as agências reguladoras congêneres; está qualificada junto a Organização Pan-americana de Saúde-OPAS para medicamentos e vacinas; é autoridade de referência Regional desde 2011; defende a transferência de tecnologia e participa de discussões de mercado no âmbito do Mercosul e da OMC.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















