Saúde
Centro de estudos da Fiocruz debate epidemia de Ebola
Pesquisa científica
O Centro de Estudos Miguel Murat (Ceensp) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) se reunirá, nesta quarta-feira (1º), para debater o vírus ebola. O evento é aberto a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia. Será realizado no Salão Internacional da Ensp, no campus de Manguinhos da Fiocruz, a partir das 14h.
O vírus ebola
O vírus ebola foi identificado pela primeira vez em 1976, no Zaire (atual República Democrática do Congo), e, desde então, tem produzido vários surtos no continente africano. Esse vírus foi transmitido para seres humanos que tiveram contato com sangue, órgãos ou fluidos corporais de animais infectados, como chimpanzés, gorilas, morcegos-gigantes, antílopes e porcos-espinhos.
Existem cinco espécies de vírus Ebola (Zaire ebolavirus, Sudan ebolavirus, Bundibugyoebolavirus, Restonebolavirus e Tai Forest ebolavirus), sendo o Zaire ebolavirus o que apresenta a maior letalidade, geralmente acima de 60% dos casos diagnosticados.
A África Ocidental está enfrentando um novo surto de ebola, o maior em quase quatro décadas de história da doença. As proporções têm chamado atenção das autoridades e órgãos de saúde em todo o mundo.
A Agência Fiocruz de Notícias convidou a médica infectologista Otília Lupi, do Laboratório de Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), para esclarecer as principais dúvidas sobre o ebola. Entre outras informações, ela fala sobre sintomas, contágio e o risco de o Brasil desenvolver uma epidemia.
Centro de Estudos
O Centro de Estudos Miguel Murat da Ensp (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vão à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública.
O objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade da saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia. O Ceensp é um componente estratégico para a formação dos alunos, destinado à circulação de ideias e de diálogo com os diversos setores da saúde pública.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















