Saúde
Municípios de São Paulo e Paraná terão cursos de medicina
Graduação
Os municípios de Araras, Mauá e São Bernardo do Campo, em São Paulo, e o município de Guarapuava, no Paraná (PR), oficializaram, nesta semana, o funcionamento de curso de medicina nas cidades.
A autorização para abertura de novos cursos de medicina foi anunciada pelo governo federal no início do mês. Ao todo, 39 cidades no país foram selecionadas para receber as faculdades, sendo 14 no estado de São Paulo e mais 4 no Paraná.
Com a assinatura do termo de compromisso, os gestores municipais se comprometem a manter a estrutura necessária na rede pública de saúde e fazer as adequações recomendadas para habilitação dos novos cursos.
“Essa assinatura significa que a partir de agora esses municípios estão efetivamente contemplados com um curso de medicina. Isso é muito importante porque a faculdade começa a se transformar em realidade”, disse o ministro. “A abertura desses cursos é um esforço de estruturação do sistema de saúde. Nas próximas semanas, deverá ser publicado edital para a escolha das instituições de ensino superior que irão concorrer em igualdade de condições. No entanto, é necessário que elas sigam um conjunto de pré-requisitos, como projeto pedagógico, compromisso com a residência médica e com a formação de docentes, contrapartida para a melhoria da rede municipal com investimento na infraestrutura e oferta de bolsas”, explicou Chioro.
Durante o processo de seleção, os municípios foram visitados por uma comissão de especialistas. Entre os critérios avaliados, estava a quantidade de pelo menos cinco leitos no Sistema Único de Saúde disponíveis por aluno e unidade hospitalar com potencial para hospital de ensino.
Para escolher as localidades, o governo federal também considerou a necessidade do curso, a organização da rede de saúde para desempenhar as atividades práticas e a capacidade para criação da residência médica. As cidades autorizadas precisam ter mais de 70 mil habitantes, não possuir faculdade de medicina e não ser capital de estado.
A próxima etapa para a implantação dos cursos de medicina nas cidades selecionadas é o lançamento do edital, que deve ser publicado ainda em setembro, para apresentação das propostas das instituições privadas de educação superior interessadas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















