Saúde
Bahia conta com mais cinco unidades móveis de mamografia
Prevenção
O estado da Bahia acaba de adquirir mais cinco novas unidades móveis habilitadas para realização de exame de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos de idade, faixa etária considerada de maior risco no desenvolvimento do câncer de mama.
Os equipamentos vão dar suporte ao Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama - Estratégia Itinerante. O programa foi criado em 2011, contribuindo com a identificação precoce, o diagnóstico e encaminhamento para tratamento das mulheres com diagnóstico positivo para esta patologia.
Cada unidade móvel é composta por dois mamógrafos, cada um com capacidade para realizar 70 mamografias por dia. Após a realização da mamografia, são realizados os exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas. Há ainda uma unidade móvel com quatro mamógrafos e um ônibus com um mamógrafo.
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde.
De outubro de 2011 a agosto de 2014, foram realizadas mais de 180 mil mamografias em 275 cidades baianas.
Índices
Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012, o número de mulheres entre 50 a 69 anos em todo o estado é de 1.050.783. Já a capital Salvador tem 231.610 mulheres nessa faixa etária.
De acordo com a diretora de Projetos Estratégicos da Secretaria da Saúde do estado, Maria Cecília Fiais, a população de Salvador concentra 37% dos 2.560 casos novos estimados pelo INCA para 2014.
"A estratégia tem sido reconhecida como uma ferramenta de importante contribuição no acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama", relata Cecília.
Outubro Rosa 2014
Para a programação do Outubro Rosa de 2014, três unidades móveis foram disponibilizadas em Salvador para a realização de mamografias em mulheres de 40 a 69 anos durante todo o mês. A ação começa na próxima quarta-feira (8) e segue até o dia 25 de outubro de 2014.
O principal objetivo é mobilizar a população para a importância da prevenção e detecção precoce do Câncer de Mama, uma das causas mais frequentes da morte em mulheres.
Fonte:
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional e da Secretaria de Saúde da Bahia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















