Saúde
Poços de Caldas (MG) terá curso de medicina
Graduação
O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Fausto Santos, participou nessa quarta-feira (15), em Poços de Caldas, em Minas Gerais, da assinatura do termo que autoriza o funcionamento de um curso de medicina no município. A medida faz parte dos compromissos de expansão e melhoria da formação em todo o País. A abertura de novos cursos de medicina foi anunciada pelo governo federal no início de setembro. Ao todo, 39 cidades foram selecionadas, sendo quatro em Minas Gerais.
Com a assinatura do termo de compromisso, o gestor municipal se compromete a manter a estrutura necessária na rede pública de saúde e fazer as adequações recomendadas para habilitação da faculdade. Durante o processo de seleção, o município foi visitado por uma comissão de especialistas. Entre os critérios avaliados, estava a quantidade de pelo menos cinco leitos no Sistema Único de Saúde disponíveis por aluno e unidade hospitalar com potencial para hospital de ensino. “O novo curso provocará efeitos imediatos na cidade, com a vinda de professores, com mestrado, com doutorado, que já de início a uma melhoria da qualidade do atendimento médico que vai ser prestado na cidade. Em médio prazo, os investimentos que a faculdade fará na rede de Atenção à Saúde e em longo prazo, a fixação desses profissionais na região”, ressaltou Fausto Santos.
Para escolher as localidades, o governo federal também considerou a necessidade do curso, a organização da rede de saúde para desempenhar as atividades práticas e a capacidade para criação da residência médica. As cidades autorizadas precisam ter mais de 70 mil habitantes, não possuir faculdade de medicina e não ser capital de estado. Além de Poços de Caldas, os municípios de Sete Lagoas, Contagem e Passos foram habilitados para receber os novos cursos
A próxima etapa para a implantação dos cursos de medicina nas cidades selecionadas é o lançamento do edital, que deve ser publicado em breve, para apresentação das propostas das instituições privadas de educação superior interessadas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















