Saúde
Companhia Docas da Bahia promove Circuito de Saúde
Setor portuário
A Secretaria de Portos (SEP/PR), em parceria com a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) e o Ministério da Saúde, promove, nos dias 12 e 13 de novembro, o Circuito Saúde do Homem Trabalhador Portuário.
O evento acontece de 8h às 17h, na sede da Codeba, em Salvador. A iniciativa é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre a SEP/PR e o Ministério da Saúde que, desde 2010, promove ações para melhoria da saúde e segurança do trabalhador portuário. Toda a comunidade portuária está convidada a participar.
O objetivo do Circuito Saúde do Homem Trabalhador Portuário é conscientizar os trabalhadores sobre importância do cuidado com a própria saúde, além de implementar a coleta de dados sobre as principais doenças que afetam esse grupo de trabalhadores.
Na programação, estão previstos vacinação, exames de glicemia e testes rápidos para doenças como DST/AIDS, Sífilis, Hepatite. Os trabalhadores também poderão medir a pressão sanguínea e obter orientações nutricionais. Quem apresentar alterações em seus exames será direcionado ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com indicação sobre o hospital devem procurar para receber tratamento.
A coordenação do circuito vai estabelecer rodas de conversa para esclarecer dúvidas relacionadas à saúde do trabalhador. Dentre os temas debatidos estão Tabagismo, Álcool e outras Drogas. Serão distribuídos kits informativos e haverá atividade lúdica como peças teatrais e jogos educativos.
Além de Salvador, os portos de Santos, Natal, Fortaleza e Vitória já receberam os circuitos de saúde do trabalhador portuário em 2014. As ações contam também com a parceria das Companhias Docas e das Secretarias de Saúde locais.
Fonte:
Secretaria de Portos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















